Sindicato Rural Tur

O Sindicato de Turismo Rural e Ecológico (Ruraltur-DF) pretende transformar essa categoria do turismo em uma força econômica, social, cultural e ambiental na região. A entidade possui 33 estabelecimentos afiliados.

Este ano o Distrito Federal ganhou uma legislação específica para o ecoturismo, a Lei Distrital nº. 4.735, que traça diretrizes e objetivos para esse segmento. Conforme a lei sancionada, os empreendimentos do setor devem levar em conta algumas questões, como conservação da natureza, sustentabilidade, redução de resíduos sólidos nos locais das atividades, políticas de conscientização e educação, assim como preservação de monumentos históricos, culturais e ambientais.

No DF há muito espaço para o crescimento dos segmentos ligados ao Sindicato, a região é rica em cachoeiras, trilhas e fazendas que já são visitadas diariamente. Segundo levantamentos realizados pelo RuralTur-DF, no Distrito Federal e entorno, existem aproximadamente de cento e cinquenta empreendimentos que oferecem produtos dos segmentos de turismo rural, ecoturismo, atividades de aventura, atividades ecoesportivas, lazer, turismo pedagógico, passeios e gastronomia típica.